Acordo Verbal: Não caia nessa armadilha! Os riscos do que não é registrado por escrito.
- Camila Giaretton
- 21 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
É mais comum do que se imagina que muitas pessoas façam combinados verbais para resolver assuntos dos mais variados possíveis como dívidas, questões familiares sobre Divórcio, Guarda, Pensão dos filhos, bens, etc.
Mas, é importante estar atento: há sérios riscos nessa escolha!
RISCO DE NÃO CUMPRIMENTO
Imagine um cenário em que uma das partes prometeu assumir a responsabilidade financeira por algo específico, como a pensão alimentícia dos filhos.
O risco de não cumprimento nesse tipo de "combinado verbal" é real.
A parte que prometeu, por exemplo, o pai, pode simplesmente voltar atrás, deixando a mãe em uma situação difícil com o sustento do filho, afinal, são palavras ao vento.
FALTA DE CLAREZA
A maioria dos acordos verbais tendem a ser vagos e carentes de detalhes essenciais.
Questões cruciais como a data de pagamento, a penalidade a ser aplicada em caso de não cumprimento e obrigações extras, muitas vezes ficam em aberto.
A falta de clareza nesses aspectos pode levar a mal entendidos e conflitos futuros.
FALTA DE GARANTIA
Caso uma das partes não cumpra seu combinado no acordo, há pouco a ser feito além da briga da palavra de um contra a do outro.
Isso torna a cobrança muito mais desgastante, especialmente pela necessidade de reunir provas do que foi dito e combinado, a exemplo: testemunhas, documentos, mensagens, emails, etc.
Há, portanto, uma situação de vulnerabilidade muito maior, pela dificuldade de garantir o cumprimento do que foi acordado.
SOLUÇÃO:
Felizmente, há uma solução segura para evitar esses riscos e garantir a exequibilidade em um acordo: fazer tudo por escrito!
Transformar um acordo verbal em um acordo por escrito traz segurança, previsibilidade e garantia para as partes envolvidas.
Caso uma das partes não cumpra o acordo, o termo por escrito pode ser executado judicialmente com muito mais facilidade.
Isso significa que há várias medidas a serem tomadas para garantir que o acordo seja de fato cumprido.
Se você precisa de segurança para regulamentar algum combinado e não quer correr nenhum risco, clique aqui e fale com um advogado da nossa equipe para te auxiliar na construção disso.